ESCOLHA O CAMPEONATO Fechar
Liga Municipal: mudanças dentro e fora de campo em Taubaté

Liga Municipal: mudanças dentro e fora de campo em Taubaté

Além das eleições municipais que definiram o novo prefeito e os 19 vereadores que irão comandar a cidade de Taubaté no próximo mandato, o ano de 2020 também foi de eleições na Liga Municipal de Futebol de Taubaté.

Atual presidente, eleito em 2016, Diego Magalhães assumirá a partir do dia 4 de janeiro seu segundo mandato frente a entidade. Em entrevista exclusiva ao jornal Voz do Vale & Região, Diego falou sobre quais deverão ser as principais novidades, dentro e fora de campo, nas próximas temporadas, a valorização da mulher no futebol do município e também o trabalho voltado para os jovens e adolescentes dentro da modalidade. Confira o bate-papo:

Quais as principais novidades que os torcedores dos times de Taubaté podem esperar dentro de campo nas próximas temporadas?

As principais novidades para o ano de 2021 está na continuidade da padronização dos campeonatos. Na verdade, está padronização já seria implementada em 2020, mas devido a pandemia não tivemos as competições, então desta forma vamos dar continuidade no ano que vem.

Fora das quatro linhas, quais as principais ideias que a Liga pretende colocar em prática durante seu próximo mandato?

Está em fase final de testes o aplicativo da Liga para celulares, onde os torcedores poderão ter informações das partidas durante os finais de semanas. Os resultados serão atualizados em tempo real. O aplicativo também terá classificação, artilharia e as rodadas dos campeonatos. 

Quais os benefícios que a implementação do acesso e do rebaixamento irão trazer para o futebol da cidade?

O acesso e o rebaixamento irão proporcionar competições mais disputadas. Os campeonatos da Primeira, Segunda e Terceira Divisões serão muito mais valorizados. Até alguns anos atrás, algumas equipes montavam times e após três ou quatro derrotas, já batia o desespero e alguns atletas não compareciam mais aos jogos. Com o rebaixamento (que começará em 2022), os times terão que montar elencos melhores para que isso não aconteça. Em 2021 teremos apenas o acesso, subindo dois times para a Primeira Divisão e outros dois para a Segunda, atingindo o número estabelecido na ata que são doze times na Primeira, vinte na Segunda e na Terceira com trinta e duas.

A Liga, de algum modo, pretende incentivar a prática do futebol feminino no município?

Em 2017, no meu primeiro ano de mandato, apoiamos a realização da Taça Mulher com a questão da arbitragem. Em 2018 não tivemos o torneio. Em 2019, aconteceu o campeonato, mas a Liga não conseguiu contribuir na realização. Em 2020 a Taça Mulher, com apoio da prefeitura, estava no calendário da Liga, mas infelizmente por causa da pandemia não foi realizada. Para o próximo ano, a ideia principal é de que a Liga organize dois campeonatos society em parceria com a Associação e a Maxxsports e outros dois torneios, totalizando quatro campeonatos voltados para o público feminino. Primeiramente vamos trabalhar no campeonato society, pois sabemos da dificuldade que é montar times de campo, então o society proporciona a montagem de mais equipes para os torneios femininos. Vale lembrar, que na nossa diretoria, a partir do próximo mandato, terá uma mulher, a Elaine Mollica de Toledo Vieira. Não me lembro qual foi a última vez que tivemos uma mulher fazendo parte da diretoria da Liga. A ideia principal é montar um Departamento Feminino e ela será a diretora responsável por estes torneios femininos na cidade. 

E as categorias de base? Quais os planos da entidade para jovens e adolescentes que gostam de jogar futebol?

As categorias de base, na verdade, são um pouco engessadas na Liga pelo fato de realizarmos apenas um campeonato por categoria, que seriam Sub13, Sub15, Sub17 e Sub20. O torneio Sub20 vem em uma crescente muito legal nos últimos anos. Pelo fato de não ter acontecido os campeonatos em 2020, talvez em 2021 tenhamos dois torneios por categoria, além dos festivais que iremos realizar em parceria com a Associação e com a MaxxSports. Estes campeonatos visam movimentar as categorias de base na nossa cidade. Vale destacar que em 2018 e 2019 foram realizados dois festivais pela Liga, nas categorias Sub09 e Sub11. Estes torneios não aconteciam há muitos anos e agora vamos dar continuidade. A Liga só irá organizar qualquer campeonato após o término da pandemia.

Jornal Voz do Vale / Rafael Citro

 

Notícias Relacionadas

PRESIDÊNCIA
PRESIDÊNCIA