ESCOLHA O CAMPEONATO Fechar
Capitulo 4: Os Pioneiros

Capitulo 4: Os Pioneiros

O primeiro órgão de imprensa a divulgar a situação do futebol amador da cidade foi a Voz do Vale, em 1948. A cobertura era através dos resultados e divulgação dos principais jogos da rodada. Mas na década de 50, surgiu o jornal "A Tribuna" que realizou um trabalho mais específico sobre a divulgação da competição.

A "Tribuna" se tornou na época o elo de ligação entre a Liga e o acompanhante do futebol amador. Os principais fatos que ocorriam eram divulgados pelo jornal que tinha um acompanhamento muito bom pelos jornalistas na época, tanto que foi importante na divulgação de um dos principais jogos da história do futebol amador de Taubaté.

A rádio Difusora foi à primeira emissora a destacar o futebol amador nos quatro cantos da cidade como também no Vale do Paraíba. O primeiro programa a falar sobre o futebol amador foi o Rádio Esportes Difusora, que começava às 18 horas e terminava às 19 horas. Com o passar dos anos, a valorização do futebol na cidade se expandiu e com a chegada da Rádio Cacique as duas rádios passaram a disputar para ver quem tinha a maior audiência nos programas esportivos.

O futebol tornou-se tradicional na programação dos programas esportivos, pelo menos 30 % são destinados ao programa de esporte na cidade e quando chega a época decisiva, fase semi-final e final da competição, 70% são programados para o futebol amador. Estes programas não chegam a sua totalidade porque uma parte da programação é destinado ao E.C.Taubaté e aos principais clubes do Estado de São Paulo.

As transmissões dos jogos na cidade são feitas pelas duas rádios, Difusora e Cacique, e com isso é valorizado o futebol amador. As partidas sempre são realizadas no período matutino para não coincidirem com o horário dos jogos profissionais que ocorrem no período da tarde.

 

Fonte: 60 anos de futebol amador em Taubaté

Capitulo 4: Os Pioneiros

Páginas: 48 e 49

Autor: Virgílio Ribeiro Geraldo

Notícias Relacionadas

CONTE A SUA HISTÓRIA
CONTE A SUA HISTÓRIA
Por Pedro Luiz